hidea.com

Meios de pagamento online: Itaú Shopline

 10/05/2019

Meios de pagamento online: Itaú Shopline

Uma dúvida que surge constantemente em quem está contratando o desenvolvimento de um site, quanto nele haverá algum tipo de recebimento de valores, é a questão de qual meio utilizar. Como estamos tratando de ambiente web, teremos que necessariamente usar algum “gateway” de pagamento, ou seja, alguma aplicação que permita esta ação no site. 

Há vários destes sistemas. Muitos deles pertencentes aos próprios bancos, tais como: Shop Fácil (Bradesco), Comércio Eletrônico do BB (Banco do Brasil), E-commerce Getnet (Santander), Itaú Shopline (Itaú), e assim por diante. Outro tanto, pertencentes a empresas de tecnologia, tais como: Pag Seguro (UOL), PayPal, Mercado Pago (Mercado Livre), e assim por diante. 

Em breve vamos escrever outro post sobre os melhores “gateway” disponíveis e faremos um comparativo entre eles. Porém o objetivo desta publicação é orientarmos como gerar os dados necessários para a ativação do Itaú Shopline em seu site.

IMPORTANTE: a hidea.com não tem qualquer vínculo com o Itaú, porém para nós é inegável que este é o melhor sistema de pagamento online disponível no mercado brasileiro neste momento. O cliente não precisa se preocupar com a questão de registro dos boletos, as tarifas são extremamente baratas em relação aos outros sistemas similares (na data deste post cerca de R$3,50 por boleto, e os boletos não pagos não são cobrados como em muitos outros sistemas bancários), permite o uso de cartão de crédito se houver interesse, e ainda débito em conta se o comprador for correntista do Itaú (com tarifas ainda menores).


VAMOS AOS PASSOS: 

1. Inicialmente o cliente deve ter, ou abrir uma conta do tipo pessoa jurídica no Itaú. Mesmo que o cliente use outro banco, não há problema, pois ele pode usar esta conta do Itaú apenas para utilizar o sistema. Ao receber, faz as transferências necessárias para a sua conta corrente de uso. Mesmo porque isto ocorrerá com qualquer outro sistema. Por exemplo: digamos que o site tenha o Pag Seguro. Da mesma forma, os valores recebidos através do Pag Seguro, deverão ser transferidos para a conta corrente da empresa ou instituição, certo?

2. Com a conta já aberta, acesse o Internet Banking e clique no menu em: rede e recebimentos >> ir para a página rede e recebimentos.


3. Na página que abrirá, no grupo de links do Itaú Shopline (comércio eletrônico), escolha a opção contratar. Preencha os dados e depois acompanhe a situação do contrato.


4. Depois de habilitado, em informações cadastrais, você encontrará as informações que precisará passar para o desenvolvedor do site. Veja que são informações muito simples, são os códigos de habilitação do site para o uso do produto. São apenas 2: Chave de Criptografia e o Código do Site. Vide imagem abaixo, da tela que se abre ao clicar em Informações Cadastrais:


*A chave você deverá receber em seu e-mail, mas caso deseje ver a chave atual, basta clicar em (Para alterar a CHAVE clique aqui) que aparece na tela acima. Clicando neste link, você acessará a tela abaixo, e poderá ver a chave atual no local marcado em vermelho:


5. De posse destes 2 códigos, basta passar ao seu desenvolvedor e pronto.



  Voltar