O Certificado SSL
O certificado SSL (Secure Socket Layer) permite que seus clientes (seu público) naveguem em um ambiente seguro. Ao utilizar esse recurso, sinais visuais expressam claramente ao usuário que o site é autêntico e confiável. Mais do que isso, o uso desse recurso oferece benefícios práticos, como favorecimento no ranking de buscas do Google e uma melhor análise do tráfego do site.
Como o SSL funciona? Toda essa segurança acontece graças à criptografia, uma técnica antiga para codificar mensagens que vem sendo aprimorada a cada dia através de um processo que envolve chaves (uma pública e outra privada) para codificar e decodificar o significado dos dados. A criptografia é única para cada par de chaves, e a informação criptografada com a chave pública é acessível somente para quem tem a chave privada correspondente e vice-versa.
É claro que no caso de sites ou aplicativos que administram dados sensíveis, como números relacionados a cartões de crédito ou documentos, o uso do certificado SSL não só é importante como vital. Graças a esse recurso, é possível ter certeza de que os dados trocados não serão interceptados no meio do caminho.
Motivos importantes para usar Certificado SSL
- Oferecer segurança de dados: Esse é o motivo principal pelo qual o certificado costuma ser ativado. Além da já citada proteção à troca de dados, o SSL ajuda a evitar a prática de phishing. Esse cybercrime acontece quando hackers enviam e-mails a clientes de determinada empresa imitando comunicações oficiais. Existem duas possíveis formas de ataque: criminosos podem incluir um link no e-mail para seus próprios websites (tentando passar-se pelo oficial) ou podem utilizar o próprio site da empresa oficial como meio para copiar as informações trocadas durante a transação (com um criminoso acompanhando a comunicação). Nos dois casos citados, o SSL pode proteger tanto o cliente quanto a empresa atacada.
- Aumentar a relação de confiança: Muitos usuários da web já sabem a importância do SSL. Mesmo não o conhecendo pelo nome, muitas pessoas conseguem reconhecer os sinais visuais de um site seguro. Os sinais são vários: o seu endereço web utiliza um “s” a mais no início, passando de http para https. Além disso, quem estiver navegando pode identificar outros sinais, como o símbolo de um cadeado, a cor verde na barra de endereços e um selo de site seguro. Esses sinais comunicam respeito à privacidade e cuidado com os dados de navegação de quem visita seu site, promovendo confiança e estreitando laços com seu público.
- Otimizar SEO: São muitos os fatores de ranqueamento que aparecem no algoritmo do Google. Desde 2014, o SSL foi anunciado como um dos que beneficiam o posicionamento dos sites. Esse anúncio oficial veio com a promessa da expansão desse fator ao longo do tempo, com a explicação de que naquele momento seria um benefício leve “ganhando um peso menor do que outros fatores, como a qualidade do conteúdo”. Para endereços que não possuem ainda um certificado SSL, desde julho deste ano de 2018, o Google passou a “carimbar” os sites mobile e/ou desktop como “Não seguro”.
- Dados Analytics mais apurados: Sites que não usam https perdem dados sobre o tráfego que recebem. Se um site que utiliza navegação segura usa um link de referência para um site não seguro, as ferramentas de análise (como o Google Analytics) irão mostrá-lo como um acesso direto, ou seja, como se alguém tivesse digitado o site na barra de endereços. Isso acontece porque sites http não podem receber dados de referência a partir de sites https. Felizmente, o contrário não é verdade. Sites que utilizam Certificados SSL, são capazes de ver esses dados de referência, não importando se os visitantes vêm de um site seguro ou não.
A hidea.com trabalha com os Certificados SSL da Comodo. Entre em contato e solicite um orçamento.