hidea.com

Usando o Google Analytics

 01/02/2019

Usando o Google Analytics


Conheça os principais recursos e controles de um relatório do Google Analytics.

Você está começando a usar o Google Analytics? Use este mapa da interface e as diversas seções abaixo para se familiarizar com os principais controles e ferramentas de relatórios.


Mapa da interface de relatórios

Observação: o acesso a determinados recursos ou páginas no Google Analytics depende das suas permissões. Além disso, alguns recursos estão disponíveis somente para usuários do Google Analytics 360. Assim, é possível que você não veja todos os elementos ou recursos descritos aqui.

Neste artigo:

 Links de organização e conta e como fazer pesquisas 

  Diagnóstico e Contas do Google

 Navegação do relatório

 Barra de ações

 Adição de segmentos e definição do período

 Guias do relatório

 Gráfico

 Tabela de dados


 Links de organização e conta e como fazer pesquisas


Os links de localização atual na parte superior de cada página do Google Analytics dão acesso às organizações e contas de produtos do Google Marketing Platform, além de acesso às contas, propriedades e vistas do Google Analytics associadas às suas credenciais de login atuais.

• Organização: no Google Marketing Platform, a representação da sua empresa e a estrutura de gerenciamento de contas de produtos e usuários dela. Saiba mais

• Contas de produtos: outras contas de produtos do Google Marketing Platform, como Gerenciador de tags e Optimize.

• Conta: seu ponto de acesso ao Google Analytics e o nível mais alto da organização dentro do produto.

• Propriedade: um site, aplicativo para dispositivos móveis ou dispositivo (por exemplo, um dispositivo de quiosque ou ponto de venda). Uma conta pode conter uma ou mais propriedades.

• Vista: seu ponto de acesso para relatórios. Uma vista definida dos dados de uma propriedade.

Saiba mais sobre contas, propriedades e vistas.

  Use a caixa de pesquisa para pesquisar relatórios no Google Analytics, fazer perguntas e consultar o conteúdo da Ajuda. 


 Diagnóstico e Contas do Google


Em todas as páginas do Google Analytics você pode acessar notificações e mensagens de diagnóstico, além de gerenciar as configurações de usuário do Google Analytics e suas Contas do Google.

   Clique no sino para ver todas as mensagens geradas pelo diagnóstico automático do Google Analytics.

   Clique nos três pontos para alterar as configurações do usuário, enviar comentários ao Google ou receber ajuda sobre o Google Analytics.

   Clique em para gerenciar sua Conta do Google e para sair do Google Analytics.


 Navegação do relatório

Nesse local, você acessa todos os seus relatórios.

• Clique em uma categoria de relatório para abrir a respectiva lista de relatórios.

• A categoria de personalização inclui Painéis, Atalhos e Relatórios personalizados.

• Clique em para abrir a seção Administrador, em que você gerencia suas contas, propriedades e vistas.

Em toda a Central de Ajuda do Google Analytics, há referências a relatórios como: Aquisição > Todo o tráfego. Essa é uma abreviação que significa "o Relatório de todo o tráfego na categoria de aquisição".


 Barra de ações


A barra de ações é exibida na parte superior dos relatórios no Google Analytics. A barra de ações inclui o título do relatório, a porcentagem de amostra, os controles que impactam todo o relatório e um link para o painel do Intelligence.

• A porcentagem de amostra informa qual é a porcentagem de sessões durante o período incluída no relatório. Você pode alternar entre uma amostra menor (tempo de resposta mais rápido, menos precisão) ou uma amostra maior (tempo de resposta mais lento, maior precisão).

• Clique em Salvar para salvar a configuração atual do relatório.

• Clique em Exportar para exportar os dados do relatório para uso em outros aplicativos, como o Excel.

• Clique em Compartilhar para compartilhar um relatório, mesmo que os destinatários não tenham contas do Google Analytics.

• Clique em Intelligence para abrir o painel do Intelligence, em que é possível ver insights gerados pelo aprendizado de máquina do Google Analytics com base nos seus dados e fazer consultas sobre essas informações usando linguagem natural.


 Adição de segmentos e definição do período

Um segmento é um subconjunto de dados do Google Analytics. Adicione segmentos a um relatório para comparar diferentes subconjuntos de dados.

• Clique em + Adicionar segmento para adicionar segmentos existentes ou criar novos.

• Clique em um segmento para editá-lo, copiá-lo ou removê-lo. Não é possível editar os segmentos padrão do sistema.

Use o seletor de data para alterar o período do relatório e escolher períodos de comparação.


 Guias do relatório


Os relatórios do Google Analytics exibem dados em uma ou mais guias, proporcionando várias visualizações dos dados em um único lugar. A maioria dos relatórios padrão inclui a guia "Explorador", que normalmente tem duas partes: um gráfico dos dados na parte superior e uma tabela de dados abaixo. Alguns relatórios incluem guias adicionais, como "Visão geral" ou "Cobertura regional".

Use os links dos grupos de métricas abaixo da etiqueta da guia para determinar quais métricas são exibidas na tabela de dados: por exemplo, Resumo, Uso do site, Conjunto de metas 1.


 Gráfico


Na parte superior da maioria das guias "Explorador", você encontra uma vista em gráfico dos seus dados. Os controles de gráficos contêm:

• O seletor Métrica do gráfico: altere as métricas exibidas no gráfico. É possível comparar duas métricas no gráfico. Por exemplo, sessões e taxa de rejeição. Esse seletor fica abaixo dos links de grupos de métricas.

• Botões de escala temporal do gráfico: altere a escala temporal do gráfico. Existem as opções "dia", "semana" ou "mês". Esses botões ficam à direita do seletor de métrica do gráfico.



• Botões de tipo de gráfico: altere a exibição do gráfico. Escolha entre gráfico de linha ou gráfico de movimento. Esses botões ficam ao lado dos botões de escala temporal do gráfico.

• Clique em para abrir a gaveta de anotações. Você pode fazer uma anotação diretamente no relatório. Esse controle está localizado imediatamente abaixo do eixo de tempo do gráfico.

 Tabela de dados

A parte inferior da guia "Explorador" exibe dados em um formato tabular. A dimensão principal e as métricas exibidas dependem do tipo de relatório e do grupo de métricas selecionado nos controles da guia "Explorador".

Os controles da tabela de dados incluem:

• Links de Dimensão principal: altere a dimensão principal no relatório.

• Botão Plotar linhas: adicione linhas selecionadas ao gráfico.

• Menu Dimensão secundária: adicione outra dimensão ao relatório.

Para remover uma dimensão secundária, clique em X no cabeçalho da coluna de dimensões.

• Menu Tipo de classificação: altere a ordem das linhas na tabela de dados. Suas opções são:

• Padrão: classificação alfanumérica básica. A ordem padrão é do maior para o menor. Para alterar essa ordem, clique no cabeçalho da coluna.

• Alteração absoluta: classifica os dados da comparação de períodos pela quantidade de alterações, e não por valores absolutos.

• Ponderada: classifica os dados de porcentagem por ordem de importância em vez de por ordem numérica.

• Pesquisa: exiba somente linhas que correspondam ao seu termo de pesquisa. Clique em avançado para definir filtros mais complexos.

• Botões de Exibição da tabela: altere o modo de exibição da tabela de dados. Algumas das opções são:

 Dados: exibe os dados em uma visualização tabular. Essa é a vista padrão da tabela. 

 Porcentagem: exibe um gráfico de pizza que mostra a contribuição da métrica selecionada para o total.

 Desempenho: exibe um gráfico de barras horizontais que mostra o desempenho relativo da métrica selecionada.

 Comparação exibe um gráfico de barras que mostra o desempenho das métricas selecionadas em relação à média do site.

 Nuvem de termos: exibe uma representação visual do desempenho das palavras-chave (não disponível para todos os relatórios).

 Tabela dinâmica: reorganiza as informações de determinados relatórios na tabela inserindo seus dados dinamicamente em uma segunda dimensão. 

Há alguns controles adicionais que não foram exibidos na imagem do mapa da interface no início deste artigo:

• Controles de Paginação: altere o número de linhas exibidas, acesse uma página específica dos dados ou navegue página por página com os controles abaixo da tabela de dados.

• Link Atualizar relatório: atualize os dados exibidos no relatório clicando no link localizado na parte inferior da página, ao lado da data de geração.

Como interpretar e interagir com a tabela de dados

A primeira coluna da tabela é a dimensão principal. Seus dados são agrupados com base nessa coluna. Se você selecionar uma dimensão secundária, ela aparecerá na próxima coluna, agrupando ainda mais os dados. As colunas restantes na tabela são as métricas associadas às dimensões selecionadas.

Você pode realizar diversas ações diretamente na tabela, como:

• Usar as caixas de seleção antes de uma linha para selecioná-la. Em seguida, você pode plotar as linhas selecionadas na visualização do gráfico usando o botão Plotar linhas.

• Passar o mouse sobre o ícone ? em um rótulo de coluna para ver a definição da dimensão ou métrica.

• Classificar a tabela com base em uma coluna clicando no cabeçalho da coluna. Observação: isso é uma classificação ASCII simples. Para fazer uma classificação mais sofisticada, use o botão Tipo de classificação.





  Voltar